top of page

6 dicas para você fazer uma hidratação facial impecável


Nossa pele funciona como uma barreira protetora do corpo. Por essa razão, ela está sujeita a todos os tipos de agressão do meio externo, como poluição, baixa umidade do ar, frio e vento. Todos esses fatores podem prejudicar a sua integridade, fazendo com que ela perca água.


Como consequência, a derme se torna mais ressecada e propensa a sofrer descamações ou irritações, que podem servir como porta de entrada para vários micro-organismos. Portanto, é fundamental ficar atenta à hidratação facial, um tratamento profundo, capaz de favorecer a umidade, luminosidade e elasticidade dos tecidos, mantendo o equilíbrio hídrico da pele. Esse processo faz a reposição de sua umidade, suavizando as rugas e eliminando tensões.


Ficou interessada? Quer conhecer algumas dicas de como fazer uma boa hidratação facial? Então, não perca o nosso post. Continue a leitura!


Como fazer uma hidratação facial impecável?


Para manter a pele sempre bonita e saudável, é importante investir na hidratação facial, além do uso de bons produtos. Para isso, confira, nossas 6 dicas a seguir!


1. Conheça as características da sua pele


Na hora de manter os cuidados com o rosto, é importante conhecer as características da sua pele. Como muitas já sabem, um grande erro no momento de higienizar a área é usar o mesmo sabonete do corpo no rosto.


Se a sua pele é oleosa, por exemplo, quando for comprar produtos, opte por aqueles que prometam controlar o problema. No caso dos hidratantes, dê preferência aos de fórmula mais leve. Já para quem tem o rosto seco, é necessário recorrer aos hidratantes mais potentes para evitar o surgimento de linhas de expressão e o aspecto craquelado.


2. Tenha um hidratante específico para a região do rosto


Por mais que você use e goste do hidratante corporal, não é uma boa opção aplicá-lo no rosto. De maneira geral, esses produtos contêm fragrâncias e corantes, o que aumenta o risco de causar acne, irritação ou alergia. Por isso, o recomendado é ter um produto específico para o rosto e outro para o corpo.


3. Esfolie o rosto


Um passo que não deve ser deixado de lado para quem quer manter a pele hidratada e bonita é apostar na esfoliação. Com o poder de estimular a produção de colágeno, desobstruir os poros e eliminar células mortas, o procedimento apresenta muitos benefícios para todos os tipos de pele. No entanto, o ideal é que o procedimento seja feito de acordo com frequência ideal de cada uma.


Para o rosto oleoso, faça a técnica até duas vezes na semana. Já para quem tem a derme seca, o recomendado é reduzir esse cuidado para uma vez por semana ou a cada 15 dias. Em relação às mistas e normais, uma sessão semanal é o suficiente, garantindo excelentes resultados.


4. Não deixe o tônico de lado


Outro produto indispensável para manter a pele bem hidratada é o tônico facial. Na limpeza do dia a dia, é necessário usá-lo sempre após o sabonete para eliminar todas as impurezas que não foram tiradas na primeira etapa. Além disso, ele é ideal para equilibrar o pH da derme, deixando-a pronta para receber o hidratante facial.


Outra vantagem é que o tônico auxilia no combate à oleosidade, deixando o rosto livre do excesso de sebo.


5. Use um hidratante duas vezes ao dia


Para potencializar ainda mais os efeitos do hidratante, o ideal é aplicá-lo na pele duas vezes ao dia — uma à noite e outra de manhã. No período da manhã, escolha aquele com proteção solar FPS 30 ou superior. Caso o seu produto não tenha essa característica, é muito importante aplicar um protetor solar.


Durante a noite, escolha um hidratante que tenha ativos de tratamento, sejam substâncias firmadoras, clareadoras ou rejuvenescedoras. É durante o sono que o mecanismo de regeneração da pele é ativado. Logo, vale a pena investir em um produto noturno.


6. Aplique o hidratante após o banho


Para que sua pele aproveite todos os benefícios do hidratante, ela deve estar limpa. Assim, o recomendado é aplicá-lo depois de tomar banho. Além disso, nesse momento, os poros estão mais abertos, o que favorece a absorção de produtos e seus ativos.

É importante ressaltar que a temperatura da água não deve ser quente para evitar a remoção da camada protetora da pele, deixando-a desidratada. Além disso, esse processo causa um efeito rebote na derme oleosa, aumentando a produção de sebo.


Quais são os mitos e verdades sobre hidratação facial?


Sabia que existem vários mitos sobre a hidratação facial? Por isso, é importante conhecê-los para desmistificá-los. Veja, a seguir!


Pele oleosa não necessita de hidratação


Esse mito é muito difundido, mas é necessário entender que oleosidade não é sinônimo de rosto hidratado. Todo tipo de pele precisa ser hidratado, já que isso auxilia a equilibrá-la, mantendo a barreira de hidratação e suas características naturais.

Então, não descuide dessa etapa na rotina de beleza. O ideal é escolher um hidratante de textura leve e toque seco.


A hidratação facial deve ser igual à corporal


A pele do nosso rosto costuma ser bastante oleosa se comparada com a do restante do corpo. Por ser sensível e delicada, você deve aplicar um hidratante que tenha textura mais suave, mas com um poder de hidratação grande.


O hidratante deve ser aplicado na pele seca


O recomendado é passar o hidratante facial na pele ainda úmida. Por isso, o ideal é passar o produto logo após sair do banho. A explicação para isso é que os hidratantes evitam que a camada de água da pele saia antes que ela fique seca. Portanto, esse é outro mito muito comum, mas agora você já sabe: só aplique esse produto com a derme úmida.


1 visualização0 comentário
bottom of page