top of page

Conselho Gestor Inicia Jornada para Reabilitar Área Para o novo Parque Córrego do Bispo em São Paulo

No dia 3 de agosto de 2023, participamos da primeira reunião do conselho gestor do Parque Municipal Linear Córrego do Bispo, localizado na região da Cachoeirinha, zona norte de São Paulo. Este parque tem uma história rica, nos levando a referências do século XIX, quando parte do terreno foi comprado pelo bispo Dom Antônio Joaquim de Mello. Em 1862, ele doou o terreno para o Seminário Episcopal de São Paulo, que o utilizou como local de lazer e retiro para seminaristas. Hoje, o parque está em processo de implantação devido à construção do Rodoanel Norte e ocupações.


O parque possui uma área de 530.000,00 m² e está localizado na margem da Serra da Cantareira, uma área de preservação ambiental da Mata Atlântica. Sua implantação está em andamento, com previsão de conclusão até o final de 2024. O objetivo é tornar o parque um espaço para lazer, cultura, convivência social, contemplação, educação ambiental e bem-estar da comunidade.

áreas do parque em recuperação


Nossa participação no conselho gestor, que tem um caráter consultivo, visa contribuir com propostas de projetos e recursos para a implantação do parque, em colaboração com outros conselheiros eleitos, o poder público municipal e empresas parceiras. Como representante do braço socioambiental do Grupo Salus Participações, nosso trabalho é direcionar as empresas do grupo, sensibilizar os fornecedores e outras partes interessadas sobre a importância da participação nas agendas públicas de meio ambiente, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e a agenda ESG de cada empresa.


Fazer parte deste conselho nos auxilia também a contribuir com os (ODSs) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 3 Saúde e Bem-estar, 6 Água Potável e Saneamento, 8 Trabalho Descente e Crescimento Econômico, 13 Ação Contra Mudanças Global do Clima, 14 Vida na Água, 15 Vida Terrestre e 17 Parcerias.

A primeira reunião do conselho teve como pautas a escolha dos secretários e a decisão sobre quais secretarias municipais também farão parte do conselho, a fim de atender às demandas específicas do parque, dos frequentadores e da comunidade local. Ficou decidido que a Secretaria de Educação fará parte do conselho, e a participação da Secretaria de Cultura também será analisada, devido às construções históricas presentes no parque.


Foram definidas as datas das duas próximas reuniões (setembro dia 29 e outubro dia 24), nas quais qualquer pessoa terá direito a voz para participar. A principal pauta do próximo encontro será a priorização da construção do regimento interno do conselho. Após a reunião, realizamos uma caminhada pelo parque para entender melhor o andamento da obra e como o gestor João Póvoa está conduzindo e readequando os espaços para o público.


Nossa participação nesse conselho demonstra um compromisso significativo com a promoção do desenvolvimento sustentável, a preservação ambiental e a colaboração com as metas globais estabelecidas pela ONU, bem como com a agenda ESG das empresas parceiras.



Carlos Vitor - Coordenador de ESG & Relacionamentos

bottom of page